Jeeva Beloam – Lombok
P
oucos meses antes de organizar a minha viagem até à Indonésia, li um artigo sobre os “New and Hottest beach resorts camps in the world”. Foi dessa forma que descobri o Jeeva Beloam. Localizado numa área intocada de Lombok, este resort é o lugar perfeito para relaxar e voltar ao ritmo normal de vida.
Este acampamento de luxo é composto por onze berugas (bungalows) de madeira espalhados ao longo de uma praia privada na extrema ponta sudeste de Lombok. Do aeroporto até ao hotel são 2 horas de viagem (o hotel tem serviço de transfer e está incluído na tarifa do quarto).
A viagem até ao Jeeva é encantadora, percorremos a zona rural de Lombok cheia de campos de milho e de arroz. As pessoas aqui não estão habituadas a turistas, portanto, não te surpreendas se eles ficarem muito tempo a olhar como se fosses a primeira pessoa de pele branca que vêm, até porque provavelmente podes ser.
Depois de passarmos Sekaroh Village, a aldeia mais próxima do hotel e onde os serviços de electricidade terminam, é preciso ainda fazer 11 quilómetros por uma estrada semi-pavimentada e bastante acidentada. É aqui que mergulhamos na reserve natural florestal de 55 hectares onde o resort foi construído.
De frente para o Mar de Timor, o hotel percorre os impressionantes 250 metros de praia de areia branca, literalmente apenas para ti. Na verdade, esta zona de Lombok é tão isolada que o alojamento do Jeeva Beloam Beach Camp é all-inclusive com alojamento, refeições, água, refrigerantes e sumos (álcool é pago à parte).
O bungalow é incrível, feitos por artesãos locais e utilizando técnicas de construção tradicionais com madeiras recicladas, bambu e colmo. O bungalow tem um enorme deck de tectos altos pontiagudos e uma decoração elegante com grandes sofás e pufs onde podes relaxar a ler um livro ou fazer uma sesta como eu fiz todas as tardes.
A decoração dos quartos é simples e acolhedora dando um bom equilíbrio entre o luxo e conforto num ambiente de acampamento. Um enorme mosquiteiro protege a cama onde acordei todos dias de frente para um nascer do sol maravilhoso. A casa de banho é rustico-luxuosa com um grande chuveiro (a água é aquecida por energia solar). Como energia eléctrica é limitada, o ar-condicionado está disponível apenas durante a noite.
O pequeno-almoço, almoço e jantar são servidos na tenda aberta localizada no centro da praia. O menu varia diariamente consoante os ingredientes disponíveis nesse dia. Todas as refeições são preparadas com produtos frescos de pescadores e agricultores locais.
O que podes fazer no Jeeva beloam? Podes passar horas na Pustaka, uma pequena e bonita biblioteca localizada na área da recepção e que tem excelentes vistas para o mar. Os Livros da biblioteca pode ser lidos em qualquer parte do resort e até é possível deixares o teu e levares outro em troca no final da estadia.
Para os mais activos há bastantes actividades ciclismo, pesca, caminhadas, desportos náuticos e mergulho/snorkelling num dos melhores spots de Lombok. Passamos o dia a fazer snorkeling nas praias cristalinas ao redor do resort e terminamos o dia com um belo pôr-do-sol na Sunset Beach enquanto os pescadores de pérolas atracavam os barcos…
A hospitalidade do staff foi como tudo o resto maravilhoso. Se alguma vez visitares Lombok por favor, não deixes de fazer um desvio e vem conhecer esta paraíso escondido … tenho a certeza que será mágico!
Watch a video I did during my stay at this amazing beach camp.
Here is the video of my journey in Indonesia, during one month I explored the islands of Java, Bali, Lombok e Flores.
Reservations:
+62 (0) 370 693 035