Mandarin Oriental, Hong Kong
O Mandarin Oriental, Hong Kong, é a essência do luxo contemporâneo combinado com a herança oriental. A sua assinatura é o sorriso, tanto pelo staff cujo serviço é premiado desde 1963, como no rosto dos clientes que procuram um santuário exclusivo no coração de Hong Kong. Localizado no bairro Central, este lendário hotel está a poucos metros das melhores lojas da cidade, entretenimento e zonas históricas, sendo o local perfeito tanto para lazer como para negócios.
Cada um dos 501 quartos e suites do hotel, para além de serem decorados com materiais requintados e acabamentos feitos à mão, oferecem a mais recente tecnologia ao cliente, incluindo sistemas de entretenimento interactivo, controles de iluminação inteligente e acesso à internet de alta velocidade sem fios. Com vista para a Victoria Bay e com uma paisagem urbana circundante, os quartos foram pensados ao mínimo detalhe, desde lençóis de linho puro, travesseiros de plumas de ganso e produtos de banho da marca Hermes e Acqua Di Parma.
O Mandarin Oriental , Hong Kong possui dez restaurantes, três deles com estrelas Michelin. O restaurante Pierre Gagnaire e o Mandarim Grill + Bar que serve adaptações interessantes de especialidades grelhadas com uma pitada de gastronomia progressiva.
Pierre é deslumbrante, situado no 25 º andar, as suas janelas do chão ao tecto oferecem um perfeito enquadramento da Victoria Harbour. Gagnaire, especialista em gastronomia francesa inovadora, é um dos chefs mais originais e artísticos da actualidade. Os seus pratos incrivelmente intrincados e elaborados são muitas vezes descritos como ” francês moderno”, embora o seu estilo permanece firmemente enraizado na tradição da culinária francesa. O resultado são pratos primorosamente preparados e totalmente originais. O menu muda sazonalmente, com almoço expresso e menus de degustação ao jantar servido ao lado das opções à la carte.
Mandarim Grill + Bar é provavelmente o melhor restaurante de Hong Kong. Detentor de uma estrela Michelin, consegui o mesmo feito pelo quarto ano consecutivo. É aqui que o Chef Executivo Uwe Opocensky serve uma emocionante adaptação de especialidades grelhadas, combinados com uma pitada de gastronomia progressiva. Ingredientes de alta qualidade e pratos inspirados sazonalmente permanecem na espinha dorsal deste restaurante, embora o toque genial do Chef Uwe acrescenta sempre surpresas inesperadas. Dispõe também de um bar crustáceo onde os clientes podem desfrutar uma variada selecção das melhores ostras do mundo.
O restaurante em si, desenhado por Terence Conran, beneficia da luz natural e é bastante espaçosa. Diz a lenda que alguns dos mais ousados negócios de Hong Kong foram feitos nesta sala.
Pode ainda experimentar pratos locais no restaurante cantonês de assinatura do hotel, Man Wah. Almocei lá e tudo foi excelente como já esperado. Man Wah é muitas vezes referida como a mais bela sala de jantar de Hong Kong graças ao seu esplendor imperial e às vistas panorâmicas sobre a Baía de Vitória e sobre a paisagem urbana de Hong Kong. O menu ilustra perfeitamente o domínio do Chef Man-Cante Lee na criação de pratos autênticos ao lado de especialidades sazonais todos com um toque moderno. Aqui estão alguns dos pratos incríveis que eu comi:
- Barbecued pork, honey
- Vegetarian spring rolls, garlic
- Tiger prawn, bamboo shoot dumpling
- Black truffle siu mai
- Barbecued pork bun
- Beef tenderloin puff, black pepper sauce
- Braised Shanghainese cabbage, hairy-crab meat (soup)
- Green beans, preserved vegetable
- Bean curd pudding served in wooden buck
O Café Causette oferece contemporâneas refeições durante todo o dia. As cozinhas, enquadradas em laca vermelha tradicional chinesa, servem pratos asiáticos e internacionais, como Nasi Goreng, Hainan Chicken Rice, o Mandarim Burger e pizzas que são considerados pelos moradores locais as melhores da cidade. O chá da tarde é bastante famoso entre os residentes de Hong Kong que todos os dias enchem as salas de um dos cafés mais requintados do mundo.
O Mandarin Cake Shop, outro maravilhos espaço do hotel, tem ao longo dos anos encantado os visitantes e locais. É aqui que Executivo Pastry Chef, Yves Mateus, cria iguarias caseiras que incluem bolos, chocolates e pães, ao lado da famosa geléia de pétalas de rosa e pelas suas requintadas esculturas de bolos feitas à mão.
Para aqueles que procuram um relaxamento total, o premiado Mandarin Spa, que abrange três andares, oferece um oásis de tranquilidade, onde tratamentos holísticos estão disponíveis ao lado de uma piscina coberta e de um fitness center aberto 24 horas. Enquanto isso, O Mandarim Salon e mandarim Barber oferecem o luxo aliado à beleza, tanto para mulheres e homens. É aqui que os grandes senhores de Hong Kong vêm fazer a barba, cortar o cabelo, tendo mesmo salas individuais totalmente equipadas com WC e televisão para clientes que valorizam a privacidade.
O hotel tem ainda um famoso bar, todo em estilo barroco, decorado com madeira europeia-flexionada Âmbar. O spa parece quase excessivo, abrange dois andares e oferece uma variedade de tratamentos que daria quase um livro. A localização do hotel não poderia ser melhor – acho que uma mistura de Wall Street e Midtown num só. No final, só posso dizer que foi uma experiência incrível… talvez já tenha estado em hotéis mais modernos, mas este é diferente, respira-se história e luxo em cada metro quadrado, este é provavelmente o mais luxuoso hotel em que estive.